A pesquisa Latam Pulse divulgada nesta terça-feira (8) mostra um cenário hipotético de primeiro turno para a eleição presidencial de 2026. Nele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) só aparece em desvantagem contra um adversário.

De acordo com o levantamento, o pestista aparece atrás apenas do atrás de Jair Bolsonaro (PL). O ex-presidente aparece com 46% das intenções de voto, contra 44,4% de Lula. No entanto, Bolsonaro foi declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o que o empede de disputar o pleito.

Por outro lado, Lula lidera com folga em uma disputa eleitoral ex-presidente. Em um confronto com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o petista teria 44,6%, ante 34% do rival, em um eventual primeiro turno. A vantagem aumenta caso a candidata do bolsonarismo seja Michelle Bolsonaro: a ex-primeira-dama marcaria 30,4% contra 45% do presidente.

No entanto, Lula teria um embate fica mais acirrado no segundo turno tanto contra Tarcísio quanto com Michelle. O cenário mais apertado seria contra o governador de São Paulo, 47,6% do petista contra 46,9% do chefe do Executivo paulista. Já contra a ex-primeira-dama Lula venceria por 48,6% a 47,8%.

A pesquisa ouviu 2.621 pessoas através de um recrutamento digital aleatório, entre os dias 27 e 30 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.