BAHIA: “NÃO TEM PROBLEMA NENHUM”, DIZ OTTO SOBRE ROMPER COM GOVERNO JERÔNIMO CASO PSD SEJA PRETERIDO EM 2026
O senador Otto Alencar (PSD) subiu o tom e deixou claro: se o PSD for excluído da chapa majoritária do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em 2026, não haverá constrangimento em romper com o grupo. A declaração foi feita nesta quinta-feira (29), durante entrevista ao podcast PodZé.
Otto defendeu a reeleição do senador Angelo Coronel (PSD), afirmando que o direito à recondução ao cargo está garantido pela legislação. “Quem tem direito à reeleição deve ir para a reeleição. Tanto Jerônimo, como Geraldo, como Wagner, como Coronel”, cravou.
Sem rodeios, o presidente estadual do PSD sinalizou que o partido não aceitará imposições. “Se dissesse textualmente e me ligasse dizendo ‘vocês não vão participar’, nós sairíamos agora mesmo. Não tem problema nenhum”, afirmou, referindo-se à possibilidade de exclusão da chapa governista.
A fala de Otto acontece em meio aos rumores de uma chapa “puro-sangue” do PT, que incluiria nomes como Jaques Wagner e Rui Costa disputando cadeiras no Senado ao lado de Jerônimo. Ainda assim, Otto garantiu que buscará uma saída negociada: “Da minha parte, será sempre tentando encontrar uma solução”.
Por sua vez, Angelo Coronel também reforçou seu nome na disputa e minimizou o desconforto com Rui e Wagner. “Não estou zangado com ninguém. Isso é disputa por espaço”, resumiu.
O clima na base aliada é de alerta. O PSD não quer ser apenas coadjuvante na sucessão estadual — e Otto, como sempre, avisou antes de bater a porta.
BRASIL: Procura por Mounjaro gera fila de espera uma semana antes de produto começar a ser vendido em lojas físicas
O mounjaro ainda nem chegou nas prateleiras das farmácias brasileiras, mas já possui uma grande demanda. Isso porque, faltando alguns dias da entrada do produto, de forma oficial no mercado do Brasil, o medicamento já tem fila de espera durante a pré-venda.
Atualmente no país, a única forma de conseguir adquirir a medicação é através de importação. Segundo publicação do O GLOBO, as redes de farmácias Drogarias Pacheco, a Drogaria São Paulo, a Droga Raia e a Drogasil (ambas RD Saúde), a Drogasmil e a Pague Menos disponibilizaram a pré-venda do fármaco online, uma semana antes da comercialização oficial nas lojas físicas, que será iniciada no próximo dia 15.
De acordo com a reportagem, as drogarias São Paulo e Pacheco dispararam mensagens para pessoas com cadastro comunicando sobre a venda antecipada da caneta injetável. No endereço eletrônico, a pessoa que deseja o mounjaro pode escolher entre duas opções de dosagem do remédio, sendo 2,5 mg ou 5 mg.
Em meio as propagações das vendas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu alerta, na última segunda-feira (5), acerca da divulgação de peças de propaganda nas redes sociais com links para ofertas do medicamento no site oficial da autarquia.
“A Anvisa não comercializa qualquer medicamento ou serve de intermediária para a sua venda”, disse a nota da agência.
ILHÉUS: PREFEITURA APRESENTA BALANÇO DO QUADRIMESTRE E ANUNCIA LEILÃO DE VEÍCULOS
Na manhã desta quinta-feira (08), o prefeito de Ilhéus, Valderico Junior, conduziu uma coletiva de imprensa no auditório do Centro Administrativo para apresentar o relatório de transição de governo, fazer um balanço dos primeiros quatro meses de gestão e anunciar um leilão de veículos da frota municipal.
Acompanhado da vice-prefeita Wanessa Gedeon, secretários municipais, vereadores e membros da imprensa local, o prefeito anunciou a entrega do Relatório Conclusivo de Transição de Governo aos parlamentares. Produzido pela Comissão de Transmissão, o documento apontou falhas na entrega de informações pela gestão anterior, dificultando o planejamento de ações da atual administração.
Durante a coletiva, também se pronunciaram a secretária de Saúde, Sonilda Mello (Saúde), a secretária de Educação, Evani Cavalcanti, e o secretário de Gestão, Cristiano Carvalho, que detalharam desafios enfrentados em suas pastas e avanços já alcançados. Entre os destaques da nova gestão, Valderico ressaltou a reestruturação da UPA Esperança, a reabertura do Posto de Saúde da Lagoa Encantada e a ampliação do atendimento na UBS do Vilela. Foram mencionadas ainda ações na infraestrutura, recuperação de estradas vicinais, valorização da cultura, reabertura do Estádio Mário Pessoa e o resgate de eventos tradicionais.
O prefeito finalizou a coletiva anunciando a realização de um leilão de veículos da frota municipal, como parte do processo de renovação e racionalização dos recursos públicos. Para o certame, que incluirá ônibus, ambulâncias, carros de passeio e motos, será realizada a contratação de leiloeiro. Informações detalhadas sobre o edital e os veículos disponíveis serão divulgadas em breve pelos canais oficiais da Prefeitura.
BRASIL: AGRESSORES DE MULHERES VÃO USAR TORNOZELEIRA
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou a lei que permite o monitoramento de agressores de mulheres por meio de tornozeleiras eletrônicas. Publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (25), a Lei 15.125, de 2025, tem o objetivo de garantir o cumprimento de medidas protetivas em casos de violência doméstica e familiar. O texto também prevê que a vítima e a polícia devem ser alertadas em caso de aproximação indevida do agressor.
A norma — que teve origem em um projeto de lei (o PL 5.427/2023) apresentado na Câmara pelo deputado federal Gutemberg Reis (MDB-RJ) — altera a Lei Maria da Penha.
A legislação em vigor já previa medidas como o afastamento do agressor do lar e a proibição de contato com a vítima, além da participação em programas de reeducação. Agora, com a nova lei, passa a incluir também o monitoramento eletrônico entre as possibilidades de proteção imediata.
“As medidas protetivas de urgência são essenciais para a proteção de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, e é fundamental que sejam aprimoradas. Infelizmente, não é raro assistirmos a casos de mulheres assassinadas mesmo após a imposição de medidas protetivas contra o agressor”, ressaltou o autor do PL.
ITABUNA: JUSTIÇA REALIZA PRIMEIRA AUDIÊNCIA DO CASO ANTONIO MANGABEIRA NESTA SEGUNDA-FEIRA
Após quase um ano da primeira denúncia de abuso sexual contra o médico e ex-candidato a prefeito de Itabuna, Antônio Mangabeira, a Justiça realiza nesta segunda-feira (14) a primeira audiência do caso.
De acordo com informações do comunicador Tom Ribeiro, durante a audiência serão ouvidas as testemunhas e também o acusado. A defesa do médico alega inocência e afirma que irá comprovar, ao longo do processo, que as acusações são infundadas.
ATENÇÃO:
SÃO 29 INQUERITOS CONTRA MANGABEIRA QUE CORREM NA DEAM EM ITABUNA. EM QUAL ESTÁGIO ESTÃO ESSES INQUERITOS?
PERGUNTAR NÃO OFENDE!
O caso em questão; ganhou repercussão no meio de 2024, quando uma paciente o acusou de estupro durante um atendimento médico (relembre aqui). Após a primeira denúncia, outras mulheres também procuraram a delegacia para registrar queixas semelhantes contra o médico.
O julgamento é acompanhado com grande expectativa pela comunidade de Itabuna, que aguarda o desfecho do caso.
ILHÉUS: VALDERICO DECIDE NÃO RENOVAR CONTRATO DA VIAÇÃO SÃO MIGUEL
Chovia forte quando a empresa Viametro apresentou os 15 ônibus que vão reforçar o transporte público de Ilhéus, na tarde desta sexta-feira (11), numa Avenida Soares Lopes começando a alagar. Segundo a Prefeitura, são veículos novos, com sinal de Wi-Fi aberto, tomadas USB e sistema de videomonitoramento interno. Quem viu o desfile notou a ausência dos ônibus da outra concessionária do serviço, a Viação São Miguel. Era um prenúncio.
O anúncio veio há pouco. Nas redes sociais, o prefeito Valderico Junior (UB) afirmou que não vai renovar o contrato da São Miguel, que termina neste domingo (13):
– O contrato da empresa de ônibus não será renovado. Eu afirmo: a empresa de ônibus São Miguel não fará parte do transporte público de Ilhéus a partir desta segunda-feira, 14.
PLANO DE EMERGENCIA:
O prefeito também anunciou plano emergencial para contratação de nova empresa até o final deste mês. A Viametro, que tem como diretor-executivo o empresário Paulo Carletto, cunhado de Valderico, vai cobrir as linhas que eram da São Miguel, de forma temporária, segundo o gestor.
ILHÉUS: OBRAS DO PORTO SUL SÃO SUSPENSAS. PAROU TUDO.
A obra da primeira etapa da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), entre as cidades de Caetité e Ilhéus, na Bahia, foi suspensa com 75% do projeto concluído.
A informação foi divulgada nesta terça-feira (1º) pela BAMIN, responsável pela construção. Segundo a companhia, o contrato com a construtora Prumo Engenharia foi “desmobilizado” na segunda (31), após um investimento de R$ 784 milhões.
O g1 tenta localizar a Prumo Engenharia para obter mais informações. O motivo da suspensão de contrato não foi informado.
O trecho 1 da Fiol foi a primeira obra anunciada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em julho de 2023.
O projeto previa 537 quilômetros de extensão, passando por 19 municípios baianos.
Na época, a BAMIN previu concluir essa etapa até 2027, mas Lula pediu celeridade nos trabalhos para que a entrega acontecesse em 2026, ano eleitoral.
O g1 procurou o Ministério da Casa Civil, que solicitou que o Ministério dos Transportes fosse contactado. A pasta, por sua vez, pediu para que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), fosse procurada.
A ANTT informou ter aberto um procedimento preliminar para investigar possível descumprimento contratual da empresa. Segundo o órgão, a concessionária já havia sido notificada sobre desempenho abaixo do esperado no andamento das obras.
Em nota, a BAMIN disse que, mesmo com a medida, os serviços de manutenção serão mantidos, além de todas as obrigações socioambientais relacionadas ao Projeto Integrado Pedra de Ferro.
Ainda conforme a BAMIN o Grupo ERG, responsável pela companhia, “permanece em busca de investidores que possam apoiar a implantação desta ação”.A BAMIN explicou que a empresa e o Projeto Integrado (Mina, Ferrovia e Porto) estão em processo de venda por parte da controladora, a Eurasian Resources Group (ERG), e essa “busca por investidores” refere-se, na verdade, à venda da empresa.E agora?
ITAJUÍPE: MARCONE AMARAL SEM APOIO DE VEREADORES