BAHIA: CPI DOS RESPIRADORES PODE GERAR DESGASTE PARA RUI COSTA
A bancada de oposição da Bahia trabalha para viabilizar a criação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos respiradores. Com o rompimento com o PP, a bancada de oposição tem um número maior de deputados. Para a CPI ser protocolada, são necessárias 21 assinaturas.
Entramos em contato com o gabinete do deputado estadual Paulo Câmara, que confirmou a movimentação para criar a CPI: “tenho independência para falar sobre qualquer assunto. Esse caso dos respiradores incomoda muito, a classe política deveria se posicionar e não tentar esconder os fatos debaixo do tapete”.
OPERAÇÃO DA PF
A Polícia Federal deflagrou hoje (26/4) a operação Cianose, que investiga a contratação pelo Consórcio Nordeste – entidade que inclui os Estados da região de mesmo nome – de empresa para o fornecimento de 300 ventiladores pulmonares durante o pico inicial da pandemia de Covid-19 no Brasil.
O processo de aquisição que se seguiu contou com diversas irregularidades, como o pagamento antecipado de seu valor integral, sem que houvesse no contrato qualquer garantia contra eventual inadimplência por parte da contratada. Ao fim, nenhum respirador foi entregue.